quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Melhor do Mundo em 1995, Weah é eleito presidente da Libéria

George Weah é o único africano a já ter recebido o prêmio de melhor jogador do mundo e agora é o primeiro atleta do futebol a se tornar presidente.
O ex-atacante George Weah, de 51 anos, fez história nesta quarta-feira ao ser eleito presidente da Libéria.
Candidato da oposição, o melhor jogador do mundo em 1995 ganhou o segundo turno do pleito contra o atual vice-presidente, Joseph Boakai, ao conseguir ganhar em 12 dos 15 condados do país do Oeste africano.
Weah já tinha ganhado no primeiro turno das eleições com 38,4% dos votos - pouco mais de 596 mil.
No Twitter, o atacante com passagens marcantes por Monaco, Paris Saint-Germain e Milan agradeceu à população.
"É com emoção profunda que eu quero agradecer a vocês, povo liberiano, por me honrarem com seus votos hoje (terça-feira). É uma grande esperança", disse.
It is with deep emotion that I want to thank you, the Liberian people, for honoring me with your vote today. It is a great hope.  
George Weah tentou ser presidente em seu país-natal já em 2005, apenas dois anos depois de ter se aposentado do futebol. Ele perdeu, porém, para Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher chefe de Estado da história da África.
Em 2014, o ex-jogador se candidatou ao Senado e conseguiu ser eleito.
Na carreira, Weah ganhou uma Copa da França (1991) pelo Monaco, um Francês (1994) com o PSG, dois Italianos (1996 e 1999) pelo Milan e uma Copa da Inglaterra (2000) com o Chelsea.
Esteve três vezes na seleção ideal da Fifa (1991, 1997 e 1998) e conseguiu o título de melhor do mundo em 1995 tanto pela entidade que rege o futebol mundial quanto pela revista France Football com a tradicional Bola de Ouro.
Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário