domingo, 23 de abril de 2017

Sugestão de Leitura: "As Almas da Gente Negra", de William E.B. DuBois


Aproveitando que hoje é o Dia Mundial do Livro, "As Almas da Gente Negra", de William Edward Burghardt Du Bois, é um dos livros mais importantes da minha vida acadêmica e da minha formação enquanto homem Negro (foi com ele, inclusive, que aprendi a escrever "Negro" assim, sempre com a inicial maiúscula). "A sombra do Véu", é a metáfora perfeita que ele utiliza pra designar o racismo dos EUA entre o final do século XIX e o século XX. O muro que separava as oportunidades entre brancos e Negros. 

O "Véu" do racismo barra nosso progresso e limita nossas oportunidades, por mais que estejamos lutando contra ele há tanto tempo. Com esta analogia, DuBois afirmava que, não importa o quanto você seja uma pessoa boa no que faz, que possua caráter, dinheiro ou fama, a primeira coisa que muitas pessoas notarão e usarão contra você, se possível, é a cor da sua pele. É a primeira coisa que chega aos olhos de quem não te conhece. Foi o que justificou a escravidão por tantos séculos e o que autoriza as incursões violentas da polícia nas comunidades mais periféricas, enquanto o mesmo não acontece nos bairros mais nobres.

Um exemplo da "sombra do Véu" são os sistemáticos ataques a personalidades Negras que possuem algum tipo de projeção na mídia, como várias atrizes brasileiras e jogadores de futebol. A fama e o sucesso não os imunizaram contra o racismo. Nos Estados Unidos, Colin Kaeparnick, jogador de futebol americano, e Serena Williams, a maior tenista da história, também são alvos constantes. Outro bom exemplo é o "barulho" que muita gente faz por causa da política de cotas nas universidades e concursos públicos, mesmo que este sistema se justifique pelo déficit de pessoas Negras nestes espaços.

Outro ponto que merece destaque no livro são as Sorrow Songs, as "músicas de lamento" cantadas pelos trabalhadores Negros dos campos de algodão durante a escravidão, que sobreviveram e se reinventaram, dando origem a vários estilos musicais majoritariamente Negros, como a música Gospel, o Blues, o Jazz e o Rock. Ao início de cada capítulo, Du Bois traz um verso de alguma Sorrow Song.

Du Bois dizia que "o problema do século XX é o problema racial". Quase 50 anos após sua morte, este problema continua! Sigamos rasgando todos os Véus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário