quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O Mito de Hórus


Hórus é um dos deuses egípcios mais conhecidos. Como as antigas divindades egípcias eram antropozoomórficas (deuses que misturam características humanas e de animais), Hórus é conhecido como o deus-falcão. Por isso, simboliza o Sol, os céus e, desde o Antigo Egito, é um símbolo da realeza divina e o protetor do faraó reinante. No decorrer da história egípcia, Hórus foi pessoalmente identificado com o faraó, talvez porque o falcão podia voar através dos céus a grandes alturas e vigiar o império. Hórus também é associado a Rá, o principal deus egípcio do Sol, da vida e da criação.

Hórus era filho do rei Osíris com a rainha Ísis. A história de morte e ressurreição de seu pai simbolizava a imortalidade e o triunfo do Bem sobre o Mal. De acordo com o mito, Osíris era tão poderoso e estimado, que provocou ciúmes em seu irmão Set, que o assassinou e esquartejou, espalhando seus pedaços.

Ísis e sua irmã Néftis procuraram e juntaram pacientemente os pedaços de Osíris. Com a ajuda do deus Thot, a deusa Ísis conseguiu reconstruir seu corpo e o ressuscitou. Juntos, conceberam Hórus. 

Ao  tornar-se adulto, Hórus vingou a morte do pai, destronando Set e convertendo-se no novo rei do Egito. Na batalha, porém, Set arrancou um olho de Hórus, mas Thot o reconstituiu e este passou a ser um amuleto e símbolo de proteção muito popular até hoje. Os faraós reinantes eram associados a Hórus, enquanto os falecidos eram associados a Osíris.

A batalha entre Hórus e Set também representa a dualidade entre Luz e Trevas, Dia versus Noite, Fertilidade contra Aridez.

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de Hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e representação de força, vigor, segurança e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário