terça-feira, 8 de novembro de 2016

Há 25 anos, Magic Johnson anunciava que tinha vírus HIV; hoje, é um dos mais poderosos do esporte

7 de novembro de 1991. Há 25 anos, o mundo do esporte ficava boquiaberto com o anúncio de Magic Johnson, que revelou ter contraído o vírus HIV após exames rotineiros na pré-temporada do Los Angeles Lakers.

À época, Johnson estava com 32 anos e acabara de vir de um vice-campeonato com os Lakers diante do Chicago Bulls. Com três MVP's e cinco títulos da liga, ele era o maior nome da NBA no momento e anunciou que em decorrência do vírus estava se aposentando.
O anúncio foi marcante e impactou o mundo inteiro, já que à época não se sabia muito sobre o vírus. E a maioria das pessoas mundo afora que o contraiam, morriam pela falta de medicação em decorrência da AIDS.
Menos de quatro meses depois, Magic já estava de volta às quadras sendo eleito MVP do All-Star Game. Mesmo sem atuar, ele foi votado pelos fãs para participar do evento e, com aval médico da NBA, entrou em quadra mesmo a contragosto de ex-companheiros como Byron Scott e AC Green, além de Karl Malone.
Muitos jogadores tinham medo de encostar em Magic devido ao vírus, apesar da NBA ter liberado o mesmo medicamente para jogar.
Magic Johnson vencendo mais um prêmio de MVP pelo Los Angeles Lakers.

A performance no All-Star Game garantiu a Magic a chance de fazer parte do histórico Dream Team de Barcelona-92, onde os Estados Unidos ganharam a medalha de ouro com Johnson, Michael Jordan, Larry Bird e cia.
Sob medicações para o tratamento do HIV, Magic Johnson tentou retornar às quadras na temporada 1993-94, mas um corte no braço, que causou pânico no ginásio, durante um jogo de pré-temporada, fez ele desistir da ideia porque não queria ser uma distração.
Magic ainda voltara aos Lakers como técnico e jogador, até se aposentar das quadras novamente, em 1996. E o sucesso e brilho de Magic não pararam por ali.
Pelo contrário, Magic Johnson se tornou mais influente, fora das quatro linhas.
O ex-jogador faz parte de um grupo de sócios que adquiriu o Los Angeles Dodgers, da Major League Baseball, e o Los Angeles Sparks, da WNBA. Fora isso, Johnson ainda é um dos donos da futura franquia da MLS de Los Angeles.
A Forbes elegeu Magic como o segundo sócio-minoritário mais influente do mundo, atrás apenas de Michael Jordan. Em 2015, ele ficou em terceiro na lista dos 50 mais poderosos do esporte na Califórnia.
Magic também é o décimo ex-atleta que mais faturou em 2016, tendo ganhado US$ 18 milhões (R$ 57,6 milhões) em salários.
Dentro ou fora das quadras, Magic é um vencedor que continua brilhando.
Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário