domingo, 20 de novembro de 2016

Consciência Negra, uma atitude diária


A data de hoje tem um significado simbólico muito forte para nós. É um dia de reflexão, para ver onde avançamos e onde ainda precisamos avançar. Marca a data do assassinato de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, no ano de 1695. 

Palmares foi a maior expressão de resistência Negra ao sistema instituído, ao status quo escravista que reinava absoluto no Brasil. Por esta razão, o 20 de Novembro é muito mais celebrado pelas populações Negras do que o 13 de Maio, a data de abolição formal da escravidão em 1888, ideia vendida como se a nossa liberdade fosse um grande ato de benevolência da família real luso-brasileira e, por esta razão, rechaçada pela maioria de nós.

Que sejamos Negros e Negras, assim, com "N" maiúsculo, durante o ano inteiro. Celebremos a data, mas que nossas discussões, reflexões e batalhas sejam diárias. Que tenhamos coragem de enfrentar o sistema racista opressor por todos os meios necessários, tal qual fez Zumbi, Dandara, Luísa Mahin, Maria Felipa, Rolihahla Mandela, Mãe Stella de Oxóssi, Malcolm X, Martin Luther King Jr., Rosa Parks, Abdias do Nascimento, Angela Davis, Walter Sisulu, Maria Quitéria, João Cândido, o Levante Malê, a Revolta dos Búzios, os Panteras Negras, o Reaja e muitxs outrxs pelo mundo.

Vamos espalhar nossa beleza e nossa luta pelo mundo. Vamos estudar, ler sobre o passado dos nossos e das nossas, vamos ocupar os espaços de decisão e provar que nosso lugar é onde a gente quiser!

A Ancestralidade africana já nos ensinou: "Quando não existe inimigo no interior, o inimigo no exterior não pode te machucar".

Ubuntu! Ufanisi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário