quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Serena Williams sobre a violência racial nos EUA: "Não ficarei em silêncio!"


Em seu Facebook, a tenista heptacampeã de Wimbledon, Serena Williams, se manifestou sobre a violência policial contra Negros nos Estados Unidos, após relatar uma experiência cotidiana vivida com seu sobrinho, para demonstrar que, mesmo que uma pessoa Negra seja rica ou famosa, isso não a isenta de sentir medo, indignação ou preocupação com a escalada da violência racial no seu país. 

Tais fatos estão se repetindo com uma frequência assustadora e gerando protestos de esportistas e personalidades Negras, como o jogador de futebol americano Colin Kaepernick (Veja Aqui).

Na ocorrência mais recente, Keith Lamont Scott, Negro de 43 anos, foi assassinado pela polícia na cidade de Charlotte, Carolina do Norte, por, supostamente, ter se recusado a largar uma pistola, na terça passada (20/09). Segundo testemunhas, contudo, Scott segurava um livro.

É lamentável que essa tensão racial ainda exista no século XXI. Tão lamentável quanto a apatia dos esportistas e personalidades Negras brasileiras, que raramente se manifestam sobre a questão no Brasil, tão explícita quanto nos Estados Unidos, e quando fazem algum comentário, nunca têm a mesma veemência.
Segue abaixo, na íntegra, o texto publicado por Serena Williams:

Hoje pedi ao meu sobrinho de 18 anos (para ser clara, ele é negro) para me levar para as reuniões, para que eu pudesse trabalhar no meu celular #safteyfirst (Segurança em primeiro lugar). No caminho, eu vi a polícia na beira da estrada. Eu olhei rapidamente para verificar se ele estava obedecendo o limite de velocidade. Então eu lembrei daquele vídeo horrível da mulher no carro, quando um policial atirou no seu namorado. Tudo isso passou pela minha cabeça em questão de segundos. Eu até me arrependi não estar dirigindo. Eu nunca me perdoaria se algo acontecesse com meu sobrinho. Por que eu tenho que pensar sobre isso em 2016? Nós [os negros] não passamos por coisas o suficiente, abrimos tantas portas, impactamos bilhões de vidas? Mas eu percebi que devemos seguir em frente - porque não é o quão longe nós chegamos, mas quão longe podemos ir. Eu, então, me perguntei: "eu dei minha opinião"? Eu tive que olhar para mim mesma. E o meu sobrinho? E se eu tivesse um filho? E sobre as minhas filhas? Como o Dr. Martin Luther King disse: "chega uma hora em que o silêncio é traição". 
Eu não vou ficar em silêncio,
Serena. 

Fonte: Perfil oficial de Serena Williams no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário