terça-feira, 20 de setembro de 2016

Camisa de jogador de futebol americano se torna a mais vendida após protesto durante hino nacional


Colin Kaepernick e Steve King, em seu protesto contra o massacre sistemático da população Negra nos EUA.

Pequenos gestos são capazes de gerar grandes repercussões. Colin Kaepernick se tornou notícia no mundo inteiro, após seus protestos antes do hino dos EUA se espalharem por outros jogadores e ligas profissionais de esportes de seu país. Como era de se esperar, há reações de setores conservadores (muitos, claramente racistas) e retaliações de alguns patrocinadores a vários atletas. Não é surpresa. Sempre foi assim. Qualquer reação Negra ao racismo é vista como "racismo ao contrário" (essa merda nem existe!). O bom é que, por outro lado, o fato de a venda de suas camisas dispararem significa que Kaepernick não está sozinho. Nenhum de nós jamais estará.

Por Amy Tennery
NOVA YORK (Reuters) - As camisas do jogador Colin Kaepernick foram as mais vendidas nesta terça-feira no site oficial da NFL, liga norte-americana de futebol americano, após ele protestar contra injustiças raciais e brutalidade policial nos Estados Unidos.
Kaepernick, quarterback do San Francisco 49ers, se negou a ficar em pé durante o hino nacional antes de jogo da pré-temporada em 26 de agosto e em um jogo na semana passada, gerando irritação e apoio de jogadores da NFL e fãs pelo país.
Em uma lista de todas as camisas disponíveis na NFLShop.com, a de Kaepernick era a primeira na área de "Mais Vendidas", superando as de jogadores novatos de alto perfil, como Carson Wentz, do Philadelphia Eagles, e Ezekiel Elliott, do Dallas Cowboys.
As vendas de camisas de Kaepernick aumentaram desde que ele iniciou seu protesto, de acordo com um relato da ESPN no fim de semana, que citava "uma fonte com conhecimento de números de vendas".
Kaepernick é o quarterback número dois dos 49ers, atrás de Blaine Gabbert, que foi selecionado para o elenco inicial na partida contra o Los Angeles Rams na quarta-feira.
Desde o início da manifestação, muitos torcedores disseram nas redes sociais que queriam comprar a camisa como sinal de solidariedade.
"Nunca assisti uma partida de futebol americano, mas acabei de comprar a camisa de Colin Kaepernick e irei usar com orgulho", disse na sexta-feira um usuário chamado Sean no Twiter.
"Preciso de uma camisa de Colin Kaepernick o mais rápido possível", tuitou Oliver Ellison na terça-feira. "(Ela) é icônica agora".
Fontes: Reuters/ UOL Esportes

“Eu não vou me levantar e mostrar orgulho pela bandeira de um país que oprime os negros e pessoas de cor. Para mim, isso é mais importante que futebol e seria egoísta da minha parte virar a cara. Há corpos na rua enquanto os responsáveis recebem licença remunerada e ficam impunes por assassinatos.”

(Colin Kaepernick, quarterback do San Francisco 49ers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário