quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Novo uniforme do Vasco ressalta, mais uma vez, sua luta contra o racismo

Texto na parte de dentro da nova camisa vascaína mostra o início da trajetória antirracista do Clube, há 90 anos. Foto: SuperVasco.com/Umbro Brasil

A histórica luta do Vasco contra o racismo é um dos destaques do novo uniforme do clube confeccionado pela Umbro e lançado nesta quinta-feira. A camisa traz um texto em homenagem aos 90 anos do título carioca invicto, que culminou com a saída dos times considerados grandes à época (Flamengo, Fluminense, Botafogo e América) da Liga Metropolitana de Desportos (LMDT, organizadora do campeonato), e a posterior criação da AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos), com a exclusão do Cruzmaltino. 

O texto ressalta a condição imposta ao Vasco da Gama para ser aceito na Associação: a demissão de 12 atletas do elenco, "coincidentemente", todos Negros ou operários. O presidente vascaíno José Augusto Prestes enviou, então, uma carta em resposta à referida Associação, que ficou conhecida como "Resposta Histórica". Este documento "manifestava sua total indignação à discriminação racial e mostrava que seria um ato pouco digno condenar a carreira dos jovens jogadores que trouxeram tantas alegrias e vitórias ao Clube e que, deste modo, seria mais honroso não se associar à AMEA".

Outra foto mostra a Cruz de Malta mesclada a uma imagem em que uma pessoa possui metade do rosto Negra e a outra metade, branca.  Em tempos de casos recorrentes de racismo no futebol e discursos de ódio vindos até mesmo de candidatos à Presidência da República, é sempre bom ver ações de marketing nesta área, reforçando que somos diferentes, mas precisamos ser respeitados e ter os mesmos direitos.

Negros e brancos lado a lado. Foto: SuperVasco.com/ Umbro Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário