quarta-feira, 9 de julho de 2014

O Sankofa


Hoje, depois de meses pensando, finalmente tomei coragem e tatuei o Sankofa.

Sankofa deriva de um provérbio tradicional dos povos Akan da África Ocidental, em regiões como Costa do Marfim, Gana e Togo, por exemplo. Significa “se wo were fi na wosan kofa a yenki” , ou "nunca é tarde para voltar e pegar o que ficou pra trás", cabendo também sua forma resumida: "volte e pegue".

Sua representação vem dos ideogramas Adinkra, e pode ser um coração estilizado com contornos, como linhas que se encontram, ou pode ser um pássaro com os pés voltados para frente e a cabeça para trás, carregando um ovo no bico. 

Os pés para frente simbolizam nossa caminhada, nossa trajetória pelo mundo, mas, ao olhar para trás, o Sankofa simboliza, também, o aprendizado com os ancestrais. A necessidade de respeitar a sabedoria dos que vieram antes de nós, conceito recorrente na tradição africana. 
O ovo que o pássaro carrega representa o futuro, o ciclo da vida e as próximas gerações, pois o ovo é uma vida em potencial.

Os inúmeros ideogramas Adinkra derrubam mais uma tese de que o continente africano não possuía uma escrita organizada antes da colonização europeia.


Aprender com o passado. Entender o presente. Moldar o futuro!





Nenhum comentário:

Postar um comentário