terça-feira, 8 de julho de 2014

Cinema nigeriano traz primeiro filme retratando Orixás como super-heróis

A humanidade caminha para a autodestruição e somente um super-herói com poderes divinos pode salvá-la. O enredo que poderia ser visto em qualquer filme do Thor, Hércules ou até Cavaleiros do Zodíaco, terá uma versão africana com os orixás como protagonistas.
Tô muito ansioso pra assistir esse filme, desde que soube de sua existência. Acredito que isso possa contribuir um pouco para que o preconceito religioso diminua um pouco, ou pelo menos, fomentar o debate.
Oya - Rise of the Suporishas (algo como Oyá - A Ascensão dos Super-Orixás), escrito e dirigido por Nosa Igbnedion, traz a história de Oyá (ou Iansã), senhora dos raios e trovões no panteão iorubano, e sua saga na luta contra a destruição da humanidade por forças malignas.
O enredo é mitológico, como o é a cosmogonia africana, semelhante à greco-romana e a nórdica, por exemplo. É um tema que sempre abordo em sala de aula, justamente porque Thor, Zeus, Hércules, Athena e até mesmo Hades e Loki, considerados "vilões" na mitologia europeia, não são tão "demonizados" quanto os deuses africanos. 
Quando comecei a ler sobre o assunto, sempre pensei nos Orixás como super-heróis, por causa dos atributos de cada um. Como fã de quadrinhos, minha associação entre Oyá e Tempestade, dos X-Men, foi imediata. Espero muito por esse filme !!

Veja o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário